
MAPA – Medição Ambulatória da Pressão Arterial
06 | Jun | 2020Medição Ambulatória da Pressão Arterial de 48 h
A MAPA de 48 h é uma técnica de medição ambulatória da Pressão Arterial (PA) durante 2 dias consecutivos. Trata-se de um método de medição automática através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que insufla uma bolsa de borracha instalada no braço. As medições são feitas a intervalos de 1 h e a PA medida em vigília e no sono, tendo por isso elevada reprodutibilidade, possibilitando a utilização dos padrões dipping (dipper/não-dipper) para a avaliação mais precisa do risco cardiovascular.
A MAPA constitui um método preciso de medição da pressão arterial, que permite:
- a confirmação do diagnóstico de verdadeira hipertensão e exclusão do efeito;
- identificação da hipertensão mascarada;
- identificação da hipertensão não controlada mascarada;
- avaliação do risco cardiovascular;
- avaliar a eficácia do tratamento.
As várias medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas para um programa de computador que permite a análise dos dados recolhidos.
O relatório da MAPA de 48 h inclui um resumo dos resultados que indica os valores de cada um dos parâmetros essenciais para a classificação da pressão arterial (PA média em vigília e no sono), padrão dipping e probabilidade de ocorrência de um evento cardiovascular fatal e não fatal nos próximos 5 anos.
A grande vantagem da realização da MAPA está na possibilidade de se obter um conjunto de medições da tensão arterial durante a rotina habitual do utente, durante a execução das suas atividades habituais e durante o sono.
A MAPA permite uma avaliação mais fiável, rigorosa e informativa da pressão arterial do que medições isoladas, não sendo afetada pelo efeito “bata branca”, relacionado com a ansiedade causada pela medição no consultório.
Deste modo, a MAPA permite diagnósticos mais precisos e planos de tratamento mais adequados a cada caso.
Como nós podemos ajudá-lo?
Na Farmácia Prestígio temos este serviço ao dispor dos nossos utentes. Pretendemos ajudá-lo no que diz respeito ao problema que afeta cerca de 2 milhões de portugueses, sendo que apenas 50% destes sabe que sofre com esta patologia.
Problemas de hipertensão podem levar a graves consequências, como hipertrofia do coração e deterioração das paredes das artérias. É importante, por isso, que controle os seus níveis de pressão arterial.
Conte com o nosso aconselhamento e análise personalizada de cada situação. Faça a sua marcação.
Bibliografia:
https://www.uah.pt/ (visualizado em Junho de 2020)
https://www.cuf.pt/marcacoes/exames/cardiologia-mapa-monitorizacao-ambulatoria-da-pressao-arterial (visualizado em Junho de 2020)